Actual RH
Menu
Banner

Saúde Mental nas Organizações

 

 

 

A Organização Mundial de Saúde – OMS, afirma que não existe definição oficial de Saúde Mental. Saúde Mental é um termo usado para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional. O Conceito de Saúde Mental é mais amplo que a ausência de Transtornos Mentais. É o estado de bem-estar no qual o indivíduo realiza suas próprias atividades e habilidades, pode lidar com as tensões da vida, trabalhar de forma produtiva, manter relacionamentos saudáveis e principalmente ser resiliente.
Vivemos em um mundo de constantes transformações, o momento que estamos passando é exemplo disso, e nem sempre estamos preparados para enfrentarmos mudanças que podem nos trazer conflitos internos, inquietações, incertezas, inseguranças e medos, transformando-se em Transtornos Mentais.
O preconceito em se falar desse tema, ainda existe, mas essa barreira deve ser quebrada, pois qualquer um está sujeito a sofrer em algum momento da vida. Vale ressaltar, que muitas pessoas estão deprimidas e ansiosas, mas não estão internadas, pois ainda conseguem estar inseridas na sociedade frequentando escolas, o trabalho... Transtorno Mental não é fraqueza!

 

Mas o que isso impacta dentro das Organizações?

Dedicamos grande parte de nossas vidas ao emprego, mas nem sempre isso é prazeroso ou satisfatório. A alta taxa de desemprego no país; a baixa remuneração; más condições de trabalho; falta de planejamento e reconhecimento profissional; convívio com pessoas tóxicas; assédio moral; estímulo à competitividade; jornadas de trabalho exaustivas; clima organizacional estressante, ansioso e de contendas; ameaças constantes de demissão; falta de um ambiente seguro e de confiança, tensão no trabalho, entre outros, são situações que levam ao aumento dos Transtornos Mentais.

A Saúde Mental dos Colaboradores deve ser uma das preocupações da área de Recursos Humanos da Organização, pois a Organização Mundial da Saúde – OMS, calcula que a partir deste ano os Transtornos Mentais, serão a causa mais frequente de absenteísmo e afastamento.
Dentre os Transtornos Mentais mais existentes nas Organizações estão a Depressão, o Transtorno de Ansiedade, o Transtorno Bipolar, a Síndrome do Pânico. E principalmente a Síndrome de Burnout, como o próprio termo diz “burnout”, traduzindo do inglês, “burn” quer dizer queima e “out” significa por inteiro.
A Síndrome de Burnout ou "Síndrome do Esgotamento Profissional “é um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema, resultado do acúmulo excessivo em situações de trabalho que são emocionalmente exigentes e/ou estressantes, que demandam muita competitividade ou responsabilidade, especialmente nas áreas de educação e saúde.
Profissionais que atuam diariamente sob pressão, como por exemplo: médicos, enfermeiros, psicólogos, professores, policiais, jornalistas, profissionais de RH, dentre outros.
Como a área de Recursos Humanos pode auxiliar na Saúde Mental dos colaboradores: Sensibilizando e envolvendo os líderes sobre o tema, realizando campanhas de prevenção, encaminhando os colaboradores para serviços especializados (psicólogos, psiquiatras...), incentivar e construir políticas de melhorias, e o principal observar a fim de transformar ambientes nocivos em ambientes saudáveis para se trabalhar, que agreguem para todos.

 

Como manter a Saúde Mental equilibrada em meio a tantas turbulências e pressões diárias?
Lembre-se que você não é uma máquina, você tem desejos, sentimentos e emoções que precisam ser cuidados com muito carinho e atenção.
Reserve um tempo para você, principalmente frente ao atual momento que estamos vivendo (Covid 19), onde as relações se tornaram mais distantes, as reflexões mais elaboradas e os dias mais rápidos, aquele abraço e aquela conversa entre amigos e família não é possível, e o trabalho ficou mais individual (isolado). Uma boa dica é praticar a sua fé, exercícios físicos, leitura, um hobby que estava esquecido. Resgate aquilo que gosta de fazer, isso é muito importante para balancear sua vida profissional e pessoal e ajudar a manter a Saúde Psíquica.
Desenvolva a resiliência, não perca o equilíbrio, respire, medite, pratique atividades físicas e alimente-se de forma saudável. Não desista dos seus sonhos do que almeja, no que acredite ser o correto, que ajudará a você e a empresa em que trabalha. Procure ser um colaborador motivado, com boas ideias, inovador e criativo.
Respeite a opinião dos colegas de trabalho, mas saiba colocar as suas também, reforce que cada um tem sua importância nos processos de trabalho, e que juntos podem alcançar objetivos ainda maiores.
E o principal, busque alguém em quem confie para desabafar, converse com sua liderança, caso haja abertura, coloque os pontos que estão lhe incomodando, e se for necessário busque ajuda Médica e Psicológica.
A Saúde Mental é primordial para o Desenvolvimento Humano saudável. Ela não pode estar desconectada da saúde física, pois saúde é uma só. Pense nisso!

 

"Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta". 

Carl Gustav Jung


Voltar

ESTÁGIO EM QUALIDADE

Estágio Comercial/Vendas

ANALISTA DE TRANSPORTE

INSPETOR DE CONTROLE DA QUALIDADE

EDITOR DE VIDEO

EXECUTIVO DE VENDAS

VENDEDOR INTERNO

TECNICO DE SEGURANCA DO TRABALHO

MECÂNICO DE MANUTENÇÃO

OPERADOR E PREPARADOR CNC

AUXILIAR DE PRODUÇÃO

FISCAL DE OPERAÇÕES